quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Quando é hora de incluir música na Educação Infantil?


Familiarizar seu filho com as melodias ajuda no desenvolvimento da memória e da fala, colabora com o processo de alfabetização e pode reduzir a agressividade do pequeno
Por Gustavo Simon

Criança Loira tocando Piano
Diante de um recém-nascido, é quase instintivo: a gente começa a cantarolar, seja para fazê-lo dormir, seja para distraí-lo. E é desse jeito lúdico que a criança vai sendo apresentada à música. Mais do que um passatempo, pesquisas têm demonstrado que o contato com as canções pode reduzir a agressividade e ajudar nos processos de desenvolvimento da fala.


Um estudo realizado na Universidade McMaster, no Canadá, por exemplo, comparou crianças com idade entre 4 e 6 anos. As que tinham aulas de música se saíram melhor em testes de memória, alfabetização e matemática do que os pequenos sem intimidade com batuques e acordes.



“Os ritmos musicais complementam estímulos necessários ao desenvolvimento das diferenças cognitivas no cérebro”, diz a psicóloga Vera Zimmermann, coordenadora do Centro de Referência da Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo. “A variação de notas, timbres e sons é um elemento riquíssimo de informações perceptivas, além de incentivar a atenção e a memória”, completa.

3 comentários:

  1. Olá, Luana! Vim retribuir sua visita ao meu blog. Gostei muito do que encontrei aqui. Parabéns!!!
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigada Querida! Eu leio sempre seus post, mesmo que eu não comente, estou sempre visitando seu blog!! Muito obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Acho isso muuuito fofo e lindo pois é importante uma criança dedicar-se a algo desde criança exemplo eu comecei a tocar violão e piano com 4 anos e a cantar com 3 e a dançar balé com 5.

    ass:emah martins

    ResponderExcluir