sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Escola dos Diferentes ou Escola das Diferenças?


Desenho de Crianças diferentes construindo blocos de montar com a palavra Escola!

A educação inclusiva concebe a escola como um espaço de todos, no qual os alunos constroem o conhecimento segundo suas capacidades, expressam suas ideias livremente, participam ativamente das tarefas de ensino e se desenvolvem como cidadãos, nas suas diferenças.

Nas escolas inclusivas, ninguém se conforma a padrões que identificam os alunos como especiais e normais, comuns. Todos se igualam pelas suas diferenças!

A inclusão escolar impõe uma escola em que todos os alunos estão inseridos sem quaisquer condições pelas quais possam ser limitados em seu direito de participar ativamente do processo escolar, segundo suas capacidades, e sem que nenhuma delas possa ser motivo para uma diferenciação que os excluirá das suas turmas.

Como garantir o direito à diferença nas escolas que ainda entendem que as diferenças estão apenas em alguns alunos, naqueles que são negativamente compreendidos e diagnosticados como problemas, doentes, indesejáveis e a maioria sem volta?

O questionamento constante dos processos de diferenciação entre escolas e alunos, que decorre da oposição entre a identidade normal de alguns e especial de outros, é uma das garantias permanentes do direito à diferença. Os alvos desse questionamento devem recair diretamente sobre as práticas de ensino que as escolas adotam e que servem para excluir.

Os encaminhamentos dos alunos às classes e escolas especiais, os currículos adaptados, o ensino diferenciado, a terminalidade específica dos níveis de ensino e outras soluções precisam ser indagados em suas razões de adoção, interrogados em seus benefícios, discutidos em seus fins, e eliminados por completo e com urgência. São essas medidas excludentes que criam a necessidade de existirem escolas para atender aos alunos que se igualam por uma falsa normalidade - as escolas comuns - e que instituem as escolas para os alunos que não cabem nesse grupo - as escolas especiais. Ambas são escolas dos diferentes, que não se alinham aos propósitos de uma escola para todos.

Quando entendemos esses processos de diferenciação pela deficiência ou por outras características que elegemos para excluir, percebemos as discrepâncias que nos faziam defender as escolas dos diferentes como solução privilegiada para atender às necessidades dos alunos. Acordamos, então, para o sentido includente das escolas das diferenças.

Essas escolas reúnem, em seus espaços educacionais, os alunos tais quais eles são: únicos, singulares, mutantes, compreendendo-os como pessoas que diferem umas das outras, que não conseguimos conter em conjuntos definidos por um único atributo, o qual elegemos para diferenciá-las.


FONTE: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar : a escola comum inclusiva /Edilene Aparecida Ropoli ... [et.al.]. - Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial ; [Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010.
v. 1. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar)

7 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa do blog, vou ajudar a divulgar, compartilho dos mesmos ideiais nas questões educacionais, e através da educação que transformaremos o mundo, a Educação esta na bíblia desde Genesis a Apocalipse, basta estudar ela sobre esta ótica.
    Parabéns pelos conteúdos.Viste meu blog e siga se gostar.

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  2. Muito Obrigada Amauri, ficarei contente se me ajudar a distribuir esses ideais! Acredito que a educação pode realmente transformar uma sociedade! Visitarei e seguirei seu blog sim! Obrigada!

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  3. Professora Luana, gostei de ver. Devemos divulgar cada vez mais a inclusão, somente assim vamos construir uma sociedade mais justa e fraterna.

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  4. Obrigada Ari.. conte comigo nessa missão!!! E poderemos plantar boas sementes!!! Obrigada pelo apoio!

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  5. estou fazendo o normal em nivel medio e adorei a iniciativa do blog, parabens prof. rsrs

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  6. Obrigada! Se puder deixe seu nome e e-nail que envio as atualizações do Blog!

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  7. Professora Luana, parabéns pela iniciativa de divulgar essa grande importância que todos necessitam compreender de maneira positiva.

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