sábado, 5 de fevereiro de 2011

É Brincando que se aprende!

Desenhos de criançasbrincando respectivamente de corda,
boneca, bolinha de gude, Pipa, pula-pula e peão.

Brincar é uma ação prazerosa e uma importante atividade que leva a criança a um mundo sem fronteiras onde tudo é permitido. Essa é a maneira pela qual ela descobre e reflete sobre o universo, levanta hipóteses e pensa, em harmonia com seus semelhantes. É uma fantástica "viagem" ao imaginário.
A brincadeira está presente na vida das crianças desde a Antiguidade. Um bom exemplo disso está representado em uma das mais belas obras de Peter Bruegel, o quadro Brincadeiras Infantis, que retrata, encantadoramente, o simples e cativante envolvimento infantil com algumas das tradicionais brincadeiras do século XVI. 
Enquanto brinca, a criança aprende a lidar com algumas de suas emoções, desempenha papéis sociais de forma lúdica e exercita o complicado mundo de regras típico da cultura dos adultos. Nos jogos de faz-de-conta, por exemplo, as crianças exercitam a imaginação e demonstram a maneira como enxergam o mundo à sua volta. Já as brincadeiras de luta, perseguição e fuga ajudam-nas a lidar com o medo e as ações decorrentes dele.
As brincadeiras têm uma dimensão educativa e pedagógica essencial para o desenvolvimento infantil, pois contribuem para a formação do caráter, o desenvolvimento da destreza motora e da agilidade e para a socialização das crianças. 

É brincando que se aprende!

Fonte: Portal Positivo - Área de Professores

Nenhum comentário:

Postar um comentário